
Rodolfo Witzig reúne em sua obra,Haicais ótimos,des do século XX.Contendo uma breve explicação do que é um Haicai,de sua origem Japonesa e descoberta no Brasil.Nesse sonho de três versos,devaneie Leminski,Millôr Fernandes,Drummond de Andrade e muitos outros!
Introdução
O que é um haicai? Qual sua origem?.....
Poema de origem Japonesa.Logo em seguida surge o waka,sendo eles reunidos em uma antologia de dez mil folhas ( Man yôshu - 5-7-5-7-7) tendo em vista o entretenimento de cortesãos da aristocracia feudal (VII).Chegando o séculos XVI e XVII surge renku e também a escola Matsunaga Teitoku,onde o tema coloquial,e cotidiano predominam.
Neologismo haiku surge com Shiki,que seria poema de dezessete sílabas.O primeiro haiku brasileiro foi escrito por Shûhei Uetsuka
"Karetaki o
miagete tsukinu
imisen
a nau imigrante
chegando : vê-se lá no alto
a cascata seca "
1930 primeiros nucleos de haiku entre colonos
Alfrânio Peixoto em 1919 muda a forma de haicai (brasileira) : três versos com cinco,sete e cinco pés,respectivamente totalizando dezessete sílabas métricas.
Haicai na roça com Jeca-Tatu de Monteiro lobato,representando as novidades da vida burguesa e urbana.
1922 na Semana de Arte Moderna surge a "Poesia japonesa contemporânea",também "Drogaria de éter e de sombra de Luis Aranha e Oswald de Andrade mal interpretado por seus "poemas-piada".27 de junho seis haicais publicados na revista Para Todos.E então nessa cena Guilherme de Almeida,torna o haicai conhecido pelas suas publicações em O estado de SP,influenciando Mario Quintana a publicar seu primeiro haicai em Sapato Florido ( Hai-kai da cozinheira).
O encontro brasileiro de haicai,promovido um ano antes,em 1982 reune dezenas de pesquisadores,criadores e interessados no poema.E graças a Monteiro Lobato, e outros grandes poetas o hacai adentrará o século XX completamente abrasileirado.
A maioria dos contemporâneos contemplam a filosofia oriental,até por que o haicai é de origem japonesa,sendo assim expandido pelo Brasil todo,num jeito Bandeira,Ruiz,Xisto de ser.
Stop!
A vida parou
ou foi o automóvel?
(Carlos Drummond de Andrade)
O Haikai
Lava,escorre,agita
a areia.E enfim,na bateia,
fica uma pepita.
(Guilherme de Almeida)
Minha alma breve breve
o elemento mais leve
na tabela de meendeleiev
( Paulo Leminski)
Resumo por : Ingrid Lepore
Nenhum comentário:
Postar um comentário